Saiba como acabar com o mofo na sua casa!!!

14/07/2017 0 comentários admin

Como acabar com mofo

 

Imagina só a cena: você tem um porão em casa e num belo dia, depois de meses, resolve dar uma passada lá. O que poderia ser pior que encontrar as paredes totalmente tomadas por camadas de mofo, daqueles bem nojentos e esverdeados?

Cenário de filme de terror.

Provavelmente, você preferiria encontrar uma alma penada. Melhor pensar duas vezes, pois, apesar de requerer um pouco de esforço, se livrar do mofo é mais fácil que dos espíritos inoportunos.

Deixando esse papo do além pra lá, separei algumas dicas que podem ajudar na hora de se livrar do mofo que está acabando com sua paz.

Para começar a conversa, é importante conhecer melhor seu inimigo, o mofo. Ele é um tipo de fungo que cresce em áreas mal ventiladas e úmidas, como os banheiros, porões e até nas saídas de ar de uma casa. Pode ser bastante prejudicial à saúde, dependendo da quantidade de mofo e de quão grande é a área que cobre. Por isso, é muito importante detectar e se livrar do mofo para manter você e sua família saudável, uma vez que pode desencadear reações alérgicas e prejudicar seus pulmões se for inalado diretamente.

Enquanto alguns tipos de mofo vão exigir um tratamento especial para serem removidos da sua casa, alguns problemas menores podem ser tratados com produtos e métodos domésticos. Vamos a eles!

 

1. Encontrando o mofo

Este pode ser um trabalho fácil, mas é bom ficar bastante atento, pois algumas vezes pode ser complicado identificar onde o mofo cresce, principalmente porque ele tende a crescer em áreas escondidas. Então, antes que você possa remover todo o mofo da sua casa, você vai ter que encontrá-lo.

Inspecione cada cômodo da sua casa, como o banheiro e o porão, se você tiver um. É importante dar atenção a esses tipos de ambientes, pois o mofo costuma prosperar em áreas úmidas e com pouco acesso à luz natural, o que coloca no topo da lista as lavanderias e banheiros. Procure em sua casa quais são os ambientes mal ventilados e que tendem a ficar úmidos ou ainda, que têm altos níveis de umidade.

Verifique com atenção as paredes para ver se encontra mofo e preste atenção em como o ar cheira. O cheiro de umidade intensa pode indicar que você tem um problema de mofo. Também é imprescindível que você verifique os espaços onde tiver encanamento em sua casa, como embaixo da pia, em torno do vaso sanitário e na área do chuveiro. Se estes equipamentos estão vazando, podem estar contribuindo para tornar seu banheiro um terreno fértil para o mofo.

mofo 1

Se sua casa é forrada com carpete, tente levantar uma pequena parte dele e veja se há indícios do crescimento de mofo sob o tapete.

Outra parte que você deve examinar são as janelas. Elas costumam acumular umidade e, por isso, podem ser um excelente lugar para o mofo se proliferar. Olhe cuidadosamente ao longo das bordas da moldura da janela e em todo o parapeito.

Preste muita atenção às áreas de sua casa que parecem estar se deteriorando. Você pode encontrar pintura descascando em suas paredes, peitoris e guarnição, ou áreas apodrecendo em seu revestimento, janelas ou teto. Estes são os sinais possíveis de que você tem um problema de mofo.

Depois que você localizar o mofo em sua casa, deve eliminá-lo o mais rápido possível para acabar de vez com o risco dele se espalhar e causar problemas de saúde. Finalmente, vamos às dicas de como removê-lo.

 

Como remover mofo de tecido

A notícia boa é que você consegue remover o mofo da maior parte dos tecidos. A ruim é que muitas técnicas podem arruinar ou remover a cor da peça, pois pode ser necessário usar alvejante. Por isso, só vale a pena o trabalho de fazer o procedimento abaixo em tecidos de algodão branco.

Você vai precisar de:

 


  • bicarbonato de sódio;

  • alvejante;

  • um frasco de spray vazio;

  • uma tigela;

  • uma escova de dentes velha;

  • uma escova macia e luvas de proteção.


  •  

Como fazer: 

1. Comece com o método mais fácil: Misture uma parte de alvejante para uma parte de água já dentro do frasco spray. Agite e pulverize sobre o mofo. Deixe agir por um tempo e depois enxágue. Se isso não funcionar, será preciso usar armas mais pesadas.

2. A mistura mais pesada é a de uma parte de alvejante para três partes de bicarbonato de sódio até formar uma pasta dentro da tigela. Coloque as luvas de proteção e use uma escova de dentes para aplicar a mistura sobre o mofo. Esfregue levemente, deixe que aja por cerca de 30 minutos e ,em seguida, enxague. Se isso não funcionar, prepare-se para usar uma artilharia ainda mais potente.

3. Misture partes iguais de água sanitária e bicarbonato de sódio em uma tigela. Vista as luvas e use uma escova macia para aplicar a pasta. Ponha um pouco de força ao esfregar a mancha. Deixe a pasta agir por cerca de 30 minutos e depois enxágue. Se ela ainda estiver lá, chame os navios de guerra.

4. Misture 3 partes de alvejante para uma parte de bicarbonato de sódio. Vista as luvas e aplique com a escova. Deixar solidificar e enxágue.

 

Removendo mofo do banheiro

cal-condo2

O mofo é um incômodo frequente em chuveiros e outras partes do banheiro. Para removê-lo do seu banheiro:

Você vai precisar de:

 


  • Escova de nylon;

  • água;

  • balde de plástico;

  • e bastante bicarbonato de sódio.


  •  

Como fazer:

1. Aplique água quente no rejunte - ou  a parte que tenha sido afetada - e esfregue vigorosamente com uma escova de nylon com cerdas duras procurando remover o máximo de bolor superficial possível.

2. Encha um balde de plástico com um litro de água quente e incorpore cerca de 3/4 de xícara de bicarbonato de sódio.

3. Polvilhe bicarbonato de sódio diretamente sobre o mofo.

4. Molhe a escova de nylon na mistura de água e bicarbonato e esfregue vigorosamente para remover o mofo. Alterne os movimentos, variando na direção da esfregada e variando com círculos, para ajudar a remover o mofo. Permita que o bicarbonato de sódio fique sobre o mofo de duas a três horas antes de continuar.

5. Por fim, lave bem o bicarbonato de sódio da superfície com água quente. Utilize mais bicarbonato de sódio e esfregue novamente, se necessário.

 

Como tirar mofo de madeira

O mofo cresce facilmente em madeira úmida. Isso pode incluir rodapés de madeira atrás de móveis, janelas e armários.

Se suas peças de madeira foram dominadas pelo mofo e você tem sede de vingança, vai precisar de:

 


  • fosfato trissódico ou bicarbonato de sódio;

  • água;

  • escova de nylon;

  • água sanitária;

  • esponja;

  • ácido oxálico;

  • secador de cabelo (opcional).


  •  

Como fazer:

1. Aumente a temperatura e a circulação de ar em torno da superfície da madeira. Madeira úmida é um terreno fértil para o mofo. Secar a madeira vai tornar o mofo mais fácil de ser removido e impedirá o crescimento futuro de bolor. Você pode usar um secado de cabelo para aquecer a madeira.

2. Misture de 8 a 10 colheres de sopa de fosfato trissódico (ou bicarbonato de sódio) em um balde com 1 litro de água. Molhe a escova na solução e esfregue o mofo da madeira. Para superfícies de madeira macia ou delicadas, use uma esponja para esfregar.

3. Lave a solução que ficou sobre a madeira com água fria e ponha a peça em uma zona aquecida e ventilada. Permita que a madeira seque completamente. É recomendado que você pinte a madeira com uma tinta resistente a mofo para evitar o crescimento futuro de bolor. Siga as instruções da tinta que se correlacionam com o tipo de madeira.

4. Remova o mofo que cresceu sob a pintura usando um removedor de tinta. Faça uma solução de 8 colheres de sopa de fosfato trissódico, 1 xícara de água sanitária e 1 litro de água em um balde e esfregue bem com uma esponja ou escova.

5. Elimine manchas de mofo extremamente difíceis com ácido oxálico. Misture três colheres de sopa de ácido com um litro de água em um balde limpo. Esfregue bastante a mancha e lave bem com água fria. Deixe secar em uma sala bem aquecida e ventilada antes de aplicar uma pintura ou revestimento.

 

Como remover mofo de paredes

mofo 3

As preferidinhas do mofo, é preciso ter alguns truques na manga para quando ele surgir. Lembre-se de quando você for remover mofo da parede é importante cobrir o rosto com um pano ou máscara.

Você vai precisar de: água sanitária, frasco pulverizador, cloro em gel, esponja, balde e água.

Como fazer:

1. Proteja o piso na área que você está prestes a limpar, usando uma lona de plástico grosso no chão.

2. Use água sanitária com um pulverizador sobre a área da parede afetada e espere cerca de 10 minutos.

3. Usando um balde de água limpa, lave a parede para remover a mancha e toda a água sanitária. A maior parte da mancha deve sair neste ponto.

4. Use uma esponja para aplicar cloro em gel em todos os pontos de mofo restantes e deixe descansar de 15 a 20 minutos. Em seguida, lave a parede totalmente.

5. Você vai precisar pintar a parede em seguida. Não deixe de usar um produto selador que impeça que o mofo volte.

 

Tirando de livros e papéis

O mofo faz a festa quando encontra papel, pois se prolifera muito bem com a matéria orgânica encontrada em livros e papéis.

Você vai precisar de: Água, sabão neutro, pano limpo, escova, toalha de papel, cloro e amido de milho.

Como Fazer:

1. Coloque os livros em um ambiente de umidade controlada.

2. Seque os livros se eles estiverem úmidos devido à formação de mofo. Remova com cuidado o mofo solto com uma escova ou um pedaço de pano limpo que foi embebido em água e sabão neutro. Seque a área afetada com uma toalha de papel e deixe repousar até ficar completamente seca.

3. Mergulhe um pedaço de pano numa solução de cloro e água. Aplique na área com manchas de mofo. Em seguida, use um pano para secar na área tratada.

4. Você também pode tentar polvilhar amido de milho entre as páginas do livro e ligar o ar condicionado ou ventilador. Deixe secar e depois raspe todo o resíduo do livro.

 

Não deixe o mofo voltar

Depois que você viveu essa verdadeira batalha contra o mofo, claro que não vai querer passar por tudo isso de novo. Mas só é possível garantir isso se você impedir que ele volte. Portanto, é preciso diminuir a umidade nos ambientes que foram afetados por ele.

Se seu banheiro tem problemas frequentes com o crescimento de fungos, e você não tem um respiradouro, considere a instalação de um para quando estiver usando o chuveiro ou banheira e para ventilar adequadamente o cômodo. Também deixe a porta aberta ou semi-aberta. Isto ajudará a prevenir seu crescimento.

Para um quarto ou outro ambiente que parece estar constantemente úmido, use um desumidificador, eles costumam ser bastante eficazes nesses casos.

Se você já removeu o mofo, mas suas roupas estão com aquele cheiro de bolor, veja essas dicas para eliminar o cheiro.

Lembre-se:

 


  • Se você não conseguir encontrar o mofo na sua casa com precisão, entre em contato com um profissional, ele irá chegar a sua casa com ferramentas projetadas especialmente para localizar o mofo em áreas que você não pode ver;

  • Nunca – nunca mesmo – toque no mofo sem usar luvas e proteção sobre a boca e o nariz. Se esporos de mofo forem liberados no ar e você os respirar, pode ficar muito doente;

  • Sempre se certifique de que há ventilação adequada na sala onde você está trabalhando;

  • Nunca misture cloro líquido com amônia ou produtos que contenham ácidos, tais como limpadores de banheiro, removedores de ferrugem ou vinagre, pois isso pode gerar gases perigosos;

  • Não tente simplesmente pintar sobre o mofo. Ele fará com que a tinta descasque, e irá continuar a crescer e se espalhar.

  • Tenha cuidado quando se tratam de livros velhos e antigos com soluções químicas.

  • O ácido oxálico e fosfato trissódico podem ser comprados em lojas de limpeza. O bicarbonato de sódio pode ser usado em lugar de fosfato trissódico.

  • Lave bem as mãos após o manuseio de produtos químicos.