Escolhas certas para uma obra sem “dor de cabeça”...

04/08/2017 0 comentários admin

Escolhas certas para uma obra sem “dor de cabeça”


 

Por Ricardo Granja*

Ano novo, casa nova. Entre as resoluções comuns nessa época, muitas pessoas buscam concretizar o sonho de construir a própria residência – ou, às vezes, melhorá-la. Essa tarefa, porém, não é das mais simples. Planejamentos fora da realidade e falta de foco podem causar mais problemas do que soluções.

Como resolver essa questão? É importante se organizar, estipulando gastos, tempo, mão de obra e prioridades para que o final da obra seja feliz. Os equívocos podem começar logo na escolha dos materiais, etapa considerada uma das mais simples do projeto, mas capaz de arruinar tudo.

Para evitar gastos desnecessários, o dono do imóvel deve estar alinhado com o profissional da construção. Antes de definir a lista de compras é fundamental analisar as dimensões, a qualidade e o custo-benefício de cada item. O preço, definitivamente, não deve ser o único critério utilizado para escolher um produto.

É recomendável que se consulte mais de um especialista, além de pesquisar as certificações, as garantias e a reputação de todas as marcas disponíveis. Um orçamento errado tende a gerar novas despesas além da proposta original. Em muitos casos, os gastos com a obra podem até dobrar por conta de um mau planejamento. 

Esse problema, é claro, não se limita aos materiais. Ao levantar custos, devemos lembrar-nos dos profissionais envolvidos, que precisam ser escolhidos cuidadosamente e não podem ser autorizados a fazer nada além das próprias especialidades. Lembre-se: o pedreiro sozinho não executa todos os serviços - trabalhos como pintura e instalação de encanamento, por exemplo, são responsabilidade de outros técnicos. 

Os atuais problemas enfrentados por muitas cidades brasileiras na distribuição de água e eletricidade também devem ser considerados em uma nova construção. O mercado está repleto de produtos desenvolvidos especialmente para evitar desperdícios, cada vez mais recomendáveis diante dos aumentos nas contas e escassez de recursos. 

Com a cautela necessária, a obra tem tudo para cumprir as expectativas e recompensar a dedicação na escolha dos profissionais e materiais mais indicados. Com essas dicas em mente, mãos à obra! A casa dos sonhos pode sim virar uma realidade neste ano. 

 



 




 

 

0